seleção da 27 rodada
GOLEIRO
Não é à toa que Fernando Henrique é chamado pela torcida do Ceará de "Paredão". Com oito defesas difíceis e um pênalti defendido, o arqueiro do Vozão garantiu o empate em 1 a 1 com o Atlético-MG, em Sete Lagoas/MG, com dois jogadores a menos, e ganhou nota 8,5. De lambuja, ainda se tornou o craque da 27ª rodada do Brasileirão. O São Paulo perdeu para o Flamengo por 2 a 1, mas, se não fosse por Rogério Ceni, a diferença poderia ser ainda maior. O dono da meta são-paulina fez quatro defesas importantes e ganhou nota 8. No empate entre Palmeiras e América-MG, no Canindé, tanto Deola, quanto Neneca, se destacaram com boas intervenções. O arqueiro alviverde levou nota 7, enquanto que o camisa 1 da equipe mineira ficou com 7,5.
LATERAL-DIREITO
Contratado no decorrer do campeonato junto ao Boa Esporte, Carlos César chegou ao ameaçado Atlético-MG e tomou conta da posição. Com mais uma atuação convincente e um gol, o jogador faturou 7,5. Rafael Cruz, do Atlético-GO, aproveitou um apagão de Bruno Cortês, do Botafogo, e caiu muito bem pelos espaços oferecidos pelo lateral do Glorioso na vitória do Dragão por 2 a 0,. Com isso, conquistou a nota 7,5. Autor do segundo gol do Vasco, no empate com o Corinthians, em São Januário, Fagner foi um dos melhores do líder do campeonato na rodada e ganhou a nota 7. Tímido no apoio, porém, eficiente na marcação, Rafael Galhardo, do Flamengo, recebeu 6,5. No geral, os laterais-direitos não tiveram tanto destaque nesta 27ª rodada.
ZAGUEIROS
A vitória por 2 a 0 sobre o Internacional, na Arena da Baixada, se não tirou o Furacão da zona do rebaixamento, deu ainda mais fôlego para o time continuar na luta contra a degola. E um dos destaques deste confronto foi o zagueiro Manoel, revelação das categorias de base do Atlético-PR. O jovem beque ganhou nota 7. Seu companheiro de posição é Daniel Marques. Homem de confiança do técnico Estevam Soares, o experiente zagueiro chegou ao Ceará contratado ao Grêmio Barueri recentemente. Com 1,90m, o xerife da zaga alvinegra ganhou nota 7,5 após segurar as pontas lá atrás depois que o Vozão perdeu dois jogadores expulsos. Fabrício (7,0), também do Ceará, Alex Silva (7,0), do Flamengo, também merecem ser citados.
LATERAL-ESQUERDO
A melhor arma que o Flamengo utilizou para bater o São Paulo, no Morumbi - além de contar com a sorte no chute de Renato Abreu, desviado por Carlinhos Paraíba - foi a bola aérea, e pelo lado esquerdo. Com cruzamentos precisos, Junior Cesar deixou Deivid duas vezes de frente para a meta, mas o centroavante não foi feliz na conclusão. No entanto, no passe para Thiago Neves, a finalização foi perfeita, no ângulo. A eficiência no fundamento foi determinante para que o lateral-esquerdo rubro-negro se garantisse na seleção da 27ª rodada com nota 8. Thiago Feltri (7,0), do Atlético-GO, e Vicente (7,0), do Ceará também foram muito bem no fim de semana.
VOLANTES
Exímio cobrador de faltas, Marcos Assunção tem sido o jogador mais lúcido e eficiente do conturbado time do Palmeiras. Apesar de mais um tropeço do Verdão, diante do América-MG, o volante teve participação decisiva no gol alviverde e recebeu nota 7,0. Enquanto a equipe do Palestra Itália tropeçava em São Paulo, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda-RJ, o Fluminense conseguia uma vitória épica sobre o Santos, por 3 a 2. Se Neymar deitou e rolou com os espaços oferecidos pelo lateral Mariano, Edinho tratou de colocar a casa em ordem pelo setor e se mostrou eficiente na marcação ao time santista, recebendo nota 7. Rudnei (7,0), do Ceará, Pituca (6,5), do Atlético-GO, e Ralf (6,5), do Corinthians também conseguiram boas notas com suas respectivas atuações.
MEIAS
Típico jogador "vaga-lume", ora com atuações brilhantes, ora apagado, Danilo esteve aceso neste domingo. Contra o Vasco, o meia do Corinthians não só deixou Alex na boa para marcar o primeiro gol do Timão, como deixou a sua marca, de cabeça. Sua atuação rendeu a nota 7,5 e um lugar na seleção da 27ª rodada. Ele não fez gol, mas comandou as ações ofensivas do Grêmio na vitória sobre o Cruzeiro e ainda deu um belo lançamento para o argentino Escudero balançar a rede de Fábio. Marquinhos, que também levou nota 7,5, vem mantendo boa regularidade desde a chegada de Celso Roth ao Olímpico. Lulinha, que marcou o terceiro gol do Bahia sobre o Avaí, garantindo a vitória do Esquadrão de Aço, recebeu nota 7,0. Versátil, Bida atuou como meia no triunfo do Atlético-GO sobre o Botafogo, e foi bem, ganhando nota 7,5. Alex (7,0), do Corinthians, e Thiago Neves (7,0), do Flamengo, também se destacaram.
ATACANTES
Maior revelação do futebol brasileiro e cobiçado por clubes como Real Madrid e Barcelona, Neymar levou a defesa do Fluminense à loucura em Volta Redonda. Dribles humilhantes, passes precisos e gol. Sua atuação encantou, porém não foi o suficiente para o Peixe derrotar o Tricolor das Laranjeiras. Entretanto, a joia da Vila Belmiro merecidamente ganhou a nota 8. Bastaram dez minutos para o Atlético-GO garantir a vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo e o responsável pelos gols foi o experiente atacante Felipe. Até sábado, Felipe estava cotado para começar no banco de reservas, mas Juninho sentiu dores musculares e o centroavante foi confirmado ao lado de Anselmo. Hélio dos Anjos acertou na escolha. E o avante fechou a rodada com nota 8. Em Salvador, Júnior, do Bahia, marcou duas vezes e ganhou 7,5. Rafael Sobis, do Fluminense, saiu do banco de reservas para mudar o jogo a favor da equipe carioca. Fez um golaço e teve a mesma avaliação. Fred, com uma assistência, ficou com 7. Mesma nota de Osvaldo (Ceará) e Nieto (Atlético-PR), que também foram bem na rodada.